FutebolGlobal

Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019
LOGOTIPO OFICIAL LOGOTIPO OFICIAL LOGO ALTERNATIVO LOGO ALTERNATIVO MASCOTE FULECO MASCOTE FULECO






SORTEIO DOS GRUPOS

Com 32 seleções, 8 grandes nomes do futebol e milhões de telespectadores, o Sorteio Final da 20ª edição da Copa do Mundo da FIFA aconteceu dia 6 de dezembro, às 13h, num complexo hoteleiro na Costa do Sauípe: dunas, coqueirais, lagos, rios, alta diversidade da Mata Atlântica com Oceano Atlântico repousando logo ao lado, foi o cenário do evento geralmente idealizado para as férias dos sonhos. Assim, no final de 2013, o mundo atento ao paraíso turístico, localizado no litoral da Bahia.


Foi de 9000 m2 o tamanho do salão onde aconteceu esse Sorteio Final. O enorme espaço recebeu 4800 pessoas credenciadas. O total de 30 rádios (17 brasileiras) e 79 redes de televisão (7 locais), fizeram a cobertura. Em 580 m2 tal espaço teve estrutura feita de aço e pesando 4 toneladas, para      sortear os grupos das 32 seleções do Copa. O sorteio transmitido ao vivo às 13h horário local (17h CET), esteve disponível para 193 países, com 1300 convidados e 2000 profissionais da imprensa.


Muitas pessoas mobilizadas para a cerimônia: além de 2000 funcionários de empresas contratadas (divididas entre cerimonial, limpeza e outros serviços), 200 voluntários para ajudar no sorteio e 300 agentes de segurança, além de 300 funcionários da FIFA e 200 brasileiros do COL. Os assistentes eram mais que especiais, ajudando a selar o destino das seleções na Copa: Cafu, Alcides Ghiggia, Geoff Hurst, Mario Kempes, Fernando Hierro, Fabio Cannavaro, Lottar Mathaus e Zinedine Zidane.


Os 90 minutos de show ao vivo do sorteio refletiram as belezas naturais e os encantos musicais do Brasil, além dos outros 3 pilares que simbolizam o país: poder da inovação, natureza exuberante e futebol vibrante. O corpo artístico do evento foi apresentado pelos atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilber. Representando a diversidade e excelência brasileiras, na cultura e música: Alexandre Pires, Vanessa da Mata, Emicida, Alcione, Cia de Dança Deborah Colker, Margareth Menezes e Olodum.

Na ocasião, foram então definidos os confrontos, entre as 32 seleções, que se classificaram para a 2ª Copa do Mundo no Brasil, de 12 de junho até 13 de julho de 2014. O grande homenageado, que faleceu com 95 anos um dia antes do sorteio, foi Nelson Mandela. O planeta inteiro neste momento expressava sentimentos de perda e gratidão pela colossal contribuição de Madiba na família global do futebol: uma das figuras mais respeitadas, reverenciadas e queridas da história da humanidade.