FutebolGlobal

Sábado, 25 de Janeiro de 2020

CONFEDERAÇÃO AFRICANA DE FUTEBOL

Centro de Excelência CAF (2014) Centro de Excelência CAF (2014)
A Confederação Africana de Futebol (CAF), ou em francês a “Confédération Africaine de Football”, representa o futebol internacional na África, organizando entre outras a Copa de Nações Africanas. Sua sede está no Cairo, Egito. Foi fundada em 1957 e só recebeu uma vaga garantida na Copa do Mundo pela primeira vez em 1970. Hoje, das 32 vagas disponíveis para o Mundial, tem direito a 5. Desde 1923 o Egito já participava de competições da FIFA; depois, Etiópia, Sudão e África do Sul.
 
O camaronês Issa Hayatou, de 66 anos, foi reeleito em 2013 pela sexta vez e para sétimo mandato consecutivo de presidente da CAF. A eleição ocorreu em Marrakech, capital do Marrocos, durante a 35a assembleia geral da entidade. A escolha foi por unanimidade. Ele está à frente da CAF desde 1988: fez carreira como atleta em seu país e entrou na Confederação já nos anos 70. Ascendeu ao poder no continente com ajuda declarada do brasileiro João Havelange, então presidente da FIFA.

COPA DAS NAÇÕES 2019 (EGITO) - 7/30 junho

A Copa Africana de Nações ou Taça de África das Nações, é a principal competição de futebol da Confederação Africana de Futebol e do continente africano. Realiza-se a cada 2 anos desde 1968. Na primeira edição em 1957, apenas 3 seleções participaram: Egito, Sudão e Etiópia. Em seguida foi preciso criar um torneio de qualificação, devido ao crescente número de participantes. Agora, o número final de equipes é 16. Os maiores vencedores são: Egito (6 títulos), Camarões e Gana (4).

LIGA DOS CAMPEÕES

O torneio teve o início em 1964, denominado de Copa Africana dos Campeões, até 1997, quando o nome foi modificado e passou a se chamar Liga dos Campeões da África. Com novo regulamento, juntou as 42 equipes vencedoras dos campeonatos nacionais de clubes para que disputem o maior troféu do futebol na CAF. Em 2013, o Al Ahly do Egito venceu por 2 a 0 o Orlando Pirates da África do Sul e foi vencedor conquistando torneio continental pela 8ª vez: faturou inédito octacampeonato.

COPA CONFEDERAÇÃO


CATAR 2022 - ELIMINATÓRIAS AFRICANAS


CATAR 2022 - ELIMINATÓRIAS AFRICANAS
Os 54 países disputam 5 vagas na Copa 2022. Iniciadas em 2019, a fase 1 teve 28 seleções, em 14 confrontos ida/volta. A fase 2 até 2020 com os 26 que entram com os 14 vencedores da 1a etapa. Os 40 países são divididos em 10 grupos de 4 e só campeões de cada avançam para fase 3, onde ocorrem 5 mata-mata e os vitoriosos se classificam para o Mundial 2022.

 

Una semana después del triunfo de Argelia en la Copa Africana de Naciones 2019, la CAF realizó el sorteo de la 1ª ronda de la competición preliminar de la zona africana para la Copa Mundial de la FIFA Qatar 2022.

  • Etiopía - Lesoto
  • Somalia - Zimbabue
  • Eritrea - Namibia
  • Burundi - Tanzania
  • Yibuti - Suazilandia
  • Botsuana - Malaui
  • Gambia - Angola
  • Liberia - Sierra Leona
  • Mauricio - Mozambique
  • Santo Tomé y Príncipe - Guinea Bissáu
  • Sudán del Sur - Guinea Ecuatorial
  • Comoras - Togo
  • Chad - Sudán
  • Seychelles - Ruanda

*El equipo en primer lugar será anfitrión del partido de ida. Los encuentros se celebrarán ente el 2 y 10 de septiembre.

 

El sorteo, celebrado en El Cairo el lunes 29 de julio, afectó únicamente a 28 selecciones africanas, las que ocupan los puestos más bajos de la Clasificación Mundial FIFA/Coca-Cola del mes de julio de 2019. Estos equipos se medirán en eliminatorias con formato de ida y vuelta entre el 2 y el 10 de septiembre.

 

Participaron en este primer sorteo: Somalia, Eritrea, Yibuti, Seychelles, Santo Tomé, Chad, Sudán del Sur, Gambia, Mauricio, Liberia, Etiopía, Comoras, Botsuana, Lesoto, Esuatini, Guinea Ecuatorial, Ruanda, Burundi, Sudán, Togo, Malaui, Angola, Guinea-Bissáu, Mozambique, Sierra Leona, Namibia, República Centroafricana y Tanzania.

Las 14 ganadoras acompañarán a las 26 mejores selecciones del continente, exentas de pasar por esta primera fase, para formar un grupo de 40 combinados en la segunda ronda. Entonces se procederá a realizar un nuevo sorteo para conformar 10 grupos de cuatro selecciones.

Las 10 primeras de grupo accederán a las eliminatorias de la 3ª ronda, con formato de ida y vuelta. Las 5 vencedoras alcanzarán el Mundial de 2022!