FutebolGlobal

Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019

CONFEDERAÇÃO SUL AMERICANA DE FUTEBOL

LOGO DA CONMEBOL LOGO DA CONMEBOL

Fundada no dia 09 de julho de 1916, pelas confederações do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, a CONMEBOL é a associação continental de futebol mais antiga do mundo. Posteriormente, todos os outros países da América do Sul foram filiando-se ao novo órgão do futebol latino, com exceção da Guiana, Guiana Francesa e Suriname, que aderiram à CONCACAF. Também chamada CFS, a sigla é de partes da nomenclatura oficial “Confederación Sudamericana de Fútbol” (CONMEBOL).
 
Além dos torneios, sendo filiada à Fifa, a entidade também representa interesse de seus membros junto à mesma. O presidente por muitos anos foi o paraguaio Nicolás Leoz que assumiu em 1986 e a sede da confederação está localizada na cidade de Luque, no Paraguai. Sendo o principal órgão do futebol sul-americano cabe à Conmebol organizar as diversas competições no continente. Entre elas a Copa América de Seleções, Copa Libertadores da América, Copa Sul-americana e Recopa.

 

COPA AMERICA 2019 (BRASIL) - 14 junho/7 julho


  • La CONMEBOL Copa América 2020 ya cuenta con un calendario aprobado por FIFA, la nueva edición del torneo iniciará el 12 de junio de 2020 en Argentina, y celebrará la gran final en Colombia.
  • Por primera vez el torneo contará con una doble sede, con el objetivo de acercar el fútbol sudamericano a todos los aficionados del continente. De esta manera, cada una de las sedes contará con una fase de grupos, dos partidos de cuartos y una semifinal.
  • Con este nuevo formato se celebrarán un total de 38 encuentros, y cada selección disputará al menos 5 partidos en el país anfitrión más cercano. Australia y Qatar, dos últimos campeones de la Copa Asiática, participarán como países invitados y competirán por sorteo en cada uno de los grupos formados en Zona Norte y Zona Sur.

Río de Janeiro, 01 de julio de 2019. La CONMEBOL Copa América 2020 comenzará su nueva edición el 12 de junio de 2020 en Argentina, y coronará al nuevo campeón continental en Colombia. Las fechas del calendario y partidos del torneo más antiguo de Sudamérica serán anunciados más adelante.

El torneo, que cuenta por primera vez en su historia con doble sede, distribuirá sus 38 partidos entre Colombia y Argentina con el objetivo de acercar el fútbol sudamericano a todos los aficionados del continente. De esta manera en cada una de las sedes se celebrarán los partidos de los grupos Zona Norte, o Zona Sur, así como dos partidos de cuartos y una de las semifinales.

El nuevo formato permitirá que cada selección nacional dispute al menos cinco partidos en el país anfitrión más cercano; y Qatar y Australia, campeones de las últimas dos ediciones de la Copa Asiática, participarán como países invitados, tal y como anunció el Consejo de la Confederación el pasado 13 de junio. Cada uno de estos países participará mediante sorteo en uno de los dos grupos que se formen en la fase inicial, quedando de la siguiente manera:

  • Zona Norte: Brasil, Colombia, VenezuelaEcuador, Perú y uno de los países invitados.
  • Zona SurChileUruguay, Argentina, ParaguayBolivia y uno de los países invitados

Cada grupo clasificará a cuatro selecciones que lo darán todo para llegar a la gran final, partido que se celebrará en Colombia diecinueve años después de la edición de 2001, y en la que se coronará al nuevo campeón del fútbol sudamericano.

COPA AMÉRICA DE SELEÇÕES

A Copa América de 2011 foi a 43ª edição da competição, realizada na Argentina. Era decidido pela CONMEBOL, iniciar então um outro ciclo do sistema rotativo, que decide as sedes entre países sul americanos. Esta decisão foi anunciada em 2008. O Uruguai venceu o Paraguai na final por 3 a 0 e foi campeão, tornando-se maior vencedor da Copa América com 15 títulos, seu 1º desde 1995. Por isto disputou a Copa das Confederações 2013 no Brasil. Então a expectativa era para 2015 no Chile.

COLÔMBIA 2001 COLÔMBIA 2001 PERU 1975 PERU 1975 PARAGUAI 1979 PARAGUAI 1979 BOLIVIA 1963 BOLIVIA 1963 ARGENTINA 1993 ARGENTINA 1993 ARGENTINA 1991 ARGENTINA 1991 URUGUAI 1967 URUGUAI 1967 URUGUAI 1983 URUGUAI 1983 URUGUAI 1987 URUGUAI 1987 URUGUAI 1995 URUGUAI 1995

Ela foi criada em 1916 e é o torneio de seleções mais antigo do mundo. A história diz que foi criada pela Argentina para comemorar o 1º centenário de sua independência: o Brasil, o Chile e o Uruguai foram convidados a participar desta edição. A seleção uruguaia conquistou o título, assim como em 1917. O pioneiro troféu Copa América, foi criado pela Confederação Sul-Americana. A competição, então chamada de Campeonato Sul-Americano de Seleções passou a ser Copa América em 1975.

Apesar de participar desde a primeira edição da Copa América, em 1916, o Brasil possui apenas 8 títulos (Argentina e Uruguai tem 14 cada um). Porém metade das conquistas brasileiras nas últimas 5 edições. Até 1989, só havia vencido quando tinha disputado o torneio em casa (1919, 1922, 1949 e 1989). A Seleção Brasileira demorou portanto exatos 40 anos para conseguir retomar hegemonia no futebol sulamericano. O tabu foi quebrado contra o Uruguai no Maracanã, com gol de Romário.

Mas a partir de 1997, começou a ganhar fora de casa. O Brasil venceu altitude da Bolívia e seleção local na decisão, alcançando seu 1º título fora do país. Logo na edição de 1999, já voltou a vencer, derrotando o Uruguai em torneio no Paraguai. Em 2004, o Brasil ganhou no Peru, com final contra a Argentina. Em 2007, a Copa América foi realizada na Venezuela e já disputada por 12 países: na final, a seleção brasileira derrotou sua rival Argentina por incrível 3 a 0 e foi nossa 32ª participação.
              

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

A Copa Libertadores da América teve o seu nome escolhido como uma homenagem aos líderes da independência dos principais países latino-americanos, que durante muito tempo, viveram sob uma condição de colônia, controlados pelas nações européias. Entre os homenageados: Simón Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O’Higgins. Em sua primeira edição (1960) ainda sem times da Venezuela, Chile e Equador, o Peñarol do Uruguai levou o título.

A famosa “Libertadores” é o principal torneio interclubes jogado no hemisfério americano e alterou várias vezes o formato de disputa, em seus 53 anos de história. O número de integrantes continua a subir. Dos 18 clubes até 1967, aos já 38 da atualidade. Esse aumento foi maior a partir de 1998, quando também começaram a ser aceitas as equipes do futebol mexicano. Todo grande clube do continente americano sonha vencer esta competição e disputar o Campeonato Mundial Interclubes.

Da 1ª edição em 1960 até 2004, o campeão da Libertadores enfrentava o campeão da Europa, em confronto Copa Intercontinental. Em 2009, a CONMEBOL anunciou a criação de torneio continental feminino com participação de 10 clubes, um de cada país associado. A pioneira Copa Libertadores Feminina foi no Brasil e a campeã foi o Santos. Dois anos depois, a Libertadores Sub-20, disputada por 12 clubes do continente e jogadores com até 20 anos de idade. A 1ª edição foi em 2011 (Peru).

Organizada pela Conmebol, é disputada no primeiro semestre. Dez clubes do Brasil já a venceram: São Paulo com as 3 conquistas; Santos, Grêmio e Cruzeiro com 2; seguidos por Flamengo, Vasco, Palmeiras, Internacional, Corinthians e Atlético MG (2013) que tem um título. Hoje as 5 equipes do Brasil disputam vaga através de competições nacionais. O maior campeão da Libertadores é Boca Juniors. Na esfera da taça, abaixo da figura do jogador, 10 brasões dos países da América do Sul.

COPA SUL-AMERICANA

2018 2018

A Copa Sul-Americana é 2ª competição de clubes da América do Sul. Ela foi criada para substituir as antigas Copa Conmebol, vencida por Atlético Mineiro (2 vezes), Botafogo, São Paulo e Santos; e Copa Mercosul conquistada por Flamengo, Vasco e Palmeiras. São concedidas para os times do Brasil 8 vagas no torneio (uma do campeão Brasileirão). O campeão ganha a vaga na Libertadores da América bem como na Recopa Sul-Americana para jogar contra atual campeão da Libertadores.

A Copa Sul-Americana de 2014, denominada oficialmente Copa Bridgestone SulAmericana, era 11ª edição do torneio realizado no 2º semestre dos anos pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das 10 associações da América do Sul participam do torneio. Em recente reunião na sede da CONMEBOL, ficou definido mais 8 vagas para a competição, distribuídas entre as associações, com exceção da Argentina e do Brasil, elevando o número de participantes de 39 para 47 equipes.

LIBERTADORES 2019


COPA AMÉRICA FEMININA


LIBERTADORES DA AMÉRICA FEMININA